Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
24 mars 2011 4 24 /03 /mars /2011 08:25

No seu livro de poesias Libertinagem,

Uma parte do poema biografico de Manuel Bandeira :

 

Evocação do Recife

 

Recife

Não a Veneza americana

Não a Mauritssatd dos armadores das Indias Ocidentais

Não o Recife dos Mascates

Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois -

          Recife das revoluções libertarias

Mas o Recife sem historia nem literatura

Recife sem mais nada

Recife da minha infância.

 

A Rua da União onde eu brincava de chicote-queimado e

           [partia as vidraças da casa de Dona Aninha Viegas

Totônio Rodrigues era muito velho e botava o pincenê na

                                                                           [ponta do nariz

Depois do jantar as familias tomavam a calçada com cadei-

                                          [ras, mexericos, namorosos, risadas

A gente brincava no meio da rua

Os meninos gritavam :

 

                        Coelho sai !

                        Não sai !

 

A distância as vozes macias das meninas politonavam :

 

                        Roseira dà-me uma rosa

                        Craveiro dà-me um botão

                        (Dessas rosas muita rosa

                        Terà morrido em botão...)

 

De repente

                       nos longes da noite

                                                            um sino

 

 

Vista aérea do centro do Recife com o rio Capibaribe

                                                  foto do Recife com rio Capibaribe e no meio a ilha Santo Antônio

 

Uma pessoa grande dizia :

Fogo em Santo Antônio !

Outra contrariava : São José !

Totônio Rodrigues achava sempre que era São José.

Os homens punham o chapéu saiam fumando

E eu tinha raiva de ser menino porque não podia ir ver o fogo.  

 

Rua da União...

Como eram lindos os nomes das ruas da minha infância

Rua do Sol

(Tenho medo que hoje se chame do Dr. Fulano de Tal)

Atràs de casa ficava a Rua da Saudade ...

                                              ... onde se ia fumar escondido  

Do lado de là era o cais da Rua da Aurora...

                                              ... onde se ia pescar escondido

 

Capiberibe

- Capibaribe

Là longe o sertãozinho de Caxanga

Banheiros de palha

Um dia eu vi uma moça nuinha no banho

Fiquei parado o coração batendo

Ela se riu

                   Foi o meu primeiro alumbramento

 

Cheia ! As cheias ! Barro boi morto arvores destroços redo-

                                                                             [moinho sumiu

E nos pegões da ponte do trem de ferro os caboclos destemi-

                                                      [dos em jangadas de baneiras 

Novenas

                    Cavalhadas

 

Eu me deitei no colo da menina e ela começou a passar a mão

                                                                          [nos meus cabelos ...

 

Manuel Bandeira, Libertinagem, Edição do autor, Rio de Janeiro, 1930   

 

 

http://christianleray.over-blog.com             

                                                                                                      

 

 

 

 

 

Partager cet article
Repost0

commentaires

D
<br /> Nous allons lire cette poésie avec nos amis brésiliens de Montréal.<br /> Bienvenue<br /> Le Québécois<br /> <br /> <br />
Répondre