Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
25 mars 2011 5 25 /03 /mars /2011 14:02

Continuação da BIOGRAFIA de Manuel Bandeira 

através de poema :

 

                              Evocação do Recife*

 

 

Vista aérea do centro do Recife com o rio Capibaribe

                    

   foto vista aérea do centro de Recife com o rio Capibaribe (no meio : ilha Santo Antônio)

 

Capiberibe

- Capibaribe

 

Rua da União onde todas as tardes passava a preta das bana-

                                    [nas com o xale vistoso de pano da Costa

E o vendedor de roletes de cana

O de amendoim

                que se chamava midubim e não era torrado era cozido

 

Me lembro de todos os pregões :

                        Ovos frescos e baratos

                       Dez ovos por uma pataca

Foi hà muito tempo ...

 

A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros

Vinha da boca do povo na lingua errada do povo

Lingua certa do povo

Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil

                              Ao passo que nos

                              o que fazemos

                              é macaquear

                              a sintaxe lusiada

A vida com uma porção de coisas que eu não entendia bem

Terras que não sabia onde ficavam

 

Recife...

                            Rua da União...

                                                           A casa de meu avô...

Nunca pensei que ela acabasse !

Tudo là parecia impregnado de eternidade

 

Recife...

                            Meu avô morto.

Recife morto, Recife bom, Recife brasileiro

como a casa de meu avô.

 

Manuel Bandeira, Libertinagem, Edição do autor, 1930.

 

* é a continuação da primeira parte do meu artigo

"Biografiar-se com um poema "Recife" Manuel Bandeira"

OverBlog, Christian Leray, 24/03/2011

   

http://christianleray.over-blog.com

 

Partager cet article
Repost0

commentaires

D
<br /> Encore une ville brésilienne que ma femme et moi souhaiterions visiter.<br /> Le Québécois<br /> <br /> <br />
Répondre